CÁRITAS INTERNACIONAL

A Caritas compartilha a missão da Igreja Católica de servir os pobres e promover a caridade e a justiça em todo o mundo.

A Caritas Internacional (Caritas Internationalis) é uma confederação de 187 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países.

Coletiva e individualmente a sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.

  • 1924

    Em julho de 1924, durante o Congresso Eucarístico Mundial em Amsterdam na Holanda, 60 delegados de 22 países formaram uma conferência denominada CARITAS, com sede na cidade de Lucerna na Suíça.

  • 1928

    Em 1928, a conferência passou a ser conhecida como a Cáritas Católica. Os delegados encontravam-se de dois em dois anos até o início da Segunda Guerra Mundial altura em que todas as atividades foram suspensas.

  • 1947

    Os trabalhos foram retomados em 1947, com a aprovação do Secretariado de Estado, representação oficial de todas as organizações de apoio social da Igreja Católica a nível internacional, especialmente junto das Nações Unidas.

  • 1950

    Em 1950 por sugestão do Monsenhor Montini, posteriormente Papa Paulo VI, realizou-se em Roma, com a participação de 22 países, uma semana de estudos para examinar o trabalho cristão da Cáritas, momento em que tomou-se a decisão de criar uma conferência internacional de organizações católicas de caridade.

  • 1951

    Em dezembro de 1951, após aprovação dos estatutos pela Santa Sé com a presença de membros da Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Portugal e Suíça, realizou-se a primeira Assembléia Geral constitutiva da Cáritas Internacional.

  • 1957

    Em 1957 a Confederação mudou o nome para Caritas Internationalis.

  • Atualidade

    Hoje, com sede em Roma, é uma das maiores organizações humanitárias de atuação social do mundo. Está composta por 187 organizações presentes em mais de 200 países do mundo.