CÁRITAS DIOCESANA
DE BLUMENAU

A CARITAS DIOCESANA DE BLUMENAU é um organismo da Diocese de Blumenau, filiada a Cáritas Brasileira. Está constituída como uma associação civil independente, de direito privado, que opera com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, sem fins lucrativos e com caráter assistencial.

A CARITAS DIOCESANA DE BLUMENAU tem como finalidade essencial promover o desenvolvimento integral da pessoa humana, na defesa de seus direitos, a partir do comprometimento com o reconhecimento e respeito de sua eminente dignidade, de modo a favorecer condições para que todas as pessoas, principalmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, sejam protagonistas no fortalecimento de uma sociedade que valorize o perdão e a justiça como virtudes fundamentais para a construção da paz e conforme o ensinamento da Doutrina Social da Igreja Católica.

• 2002

Fundação
    29/07/2002 em Assembleia convocada por Dom Angélico Bernardino, primeiro bispo da Diocese de Blumenau.

Estatutos registrados no Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Blumenau – SC em 22 de Julho de 2002 sob Nº 2929.

• 2003

Início das Atividades

Em Blumenau, iniciamos as atividades da Caritas em 22/09/2003.

• 2008

Enchentes e Deslizamentos

Recebimento, Gestão e Investimento de mais de R$ 2 Milhões em ações emergenciais nos Deslizamentos e Enchentes de 2008 em nossa região.

• 2011

Declarada de Utilidade Pública Municipal: Lei 7.684, de 13 de outubro de  2011.

• 2012

Declarada de Utilidade Pública Estadual: Lei 15.777, de 16 de março de 2012.

• 2013

Declarada de Utilidade Pública Federal: Portaria 2.135 de 27 de maio de 2013 do MJ.

• 2014

Acompanhamos, assessoramos e provisionamos a CASA DA RESSURREIÇÃO em Ilhota-SC, mantida e gerenciada pelo MOSTEIRO MONTE CARMELO:
    • Acolhendo 45 internos;
    • Com Orçamento de +/- R$45.000,00/mês, com fomento: municipal, Estadual e Federal;
    • Caritas Blumenau fornece equipamentos, como Bebedouros, equipamentos de segurança e prevenção de incêndios, Roçadeiras, e agora estamos cotando a reforma dos Telhados, para eliminar goteiras e estabelecer um melhor conforto térmico aos internos e funcionários.

• 2018

Desde 2018, acolhemos e assessoramos Haitianos, Venezuelanos e outros migrantes a Instituírem sua ASSOCIAÇÃO LOCAL, com a qual propiciamos Cursos de Língua Portuguesa, Corte/Costura, recolocação profissional, entre outras atividades de acolhimento de migrantes.
    • Custo Mensal +/- R$2.000,00.