ÁREAS DE ATUAÇÃO

As áreas de atuação representam a diversidade de atividades que a Cáritas Brasileira realiza no país em distintos níveis e em toda a Rede. São cinco áreas prioritárias: Economia Popular Solidária (EPS), Convivência com Biomas, Programa de Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) e Migração e Refúgio.

PROGRAMA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDES (PIAJ)

O Programa Infância, Adolescência e Juventude (Piaj) atua no campo da proteção social e defesa de direitos da infância, adolescência e juventude. A Cáritas acompanha projetos, programas e outras iniciativas territoriais que possibilitem a participação desses sujeitos em espaços de mobilização.

MEIO AMBIENTE GESTÃO DE RISCOS E EMERGÊNCIAS

A Cáritas Brasileira promove ações de solidariedade nacionais e internacionais para o atendimento à comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidade. Bem como, no trabalho para construção de comunidades mais seguras e resilientes.

CONVIVÊNCIA COM OS BIOMAS

A área de Convivência com Biomas busca valorizar e preservar a vida assim como fortalecer as lutas com posicionamentos em defesa dos povos e das comunidades tradicionais. Se insere tanto no contexto global de valorização e preservação da vida como na defesa dos povos e das comunidades tradicionais.

ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA

A Economia Popular Solidária (EPS) é uma estratégia de desenvolvimento sustentável e solidário fundamentado na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras. É uma importante articulação que integra campo, floresta e cidade na construção alternativa de processos coletivos e autogestionários.

MIGRAÇÃO, REFÚGIO E APÁTRIDAS

A intensificação dos fluxos migratórios gerou o aumento de demandas por serviços e políticas de acolhida e garantia de direitos. A Cáritas atua para acolher, integrar, proteger e promover migrantes e refugiados, em sintonia com o posicionamento pastoral do papa Francisco.