CÁRITAS BRASILEIRA

Desde a sua fundação, a Cáritas Brasileira tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas.

A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 187 organizações-membro da Cáritas Internacional. Sua origem está na ação mobilizadora de Dom Helder Camara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As orientações do Concílio Vaticano II marcaram a ação da Cáritas que, desde então, vive sob os valores da PASTORALIDADE TRANSFORMADORA. A Cáritas é um organismo da CNBB.

Áreas de Atuação
As áreas de atuação representam a diversidade de atividades que a Cáritas Brasileira realiza no país em distintos níveis e em toda a Rede. São cinco áreas prioritárias: Economia Popular Solidária (EPS), Convivência com Biomas, Programa de Infância, Adolescência e Juventude (PIAJ), Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (MAGRE) e Migração e Refúgio.
Projetos
São diferentes frentes que atuam com diversidade nas diferentes áreas focais da instituição. A Cáritas, que tem uma rede de mais de 15 mil agentes, valoriza e aposta em ações locais, comunitárias e territoriais, em relações solidárias na luta por direitos e na construção de um desenvolvimento local, solidário e sustentável.