Cáritas Brasileira participa de agenda com parceiros nos Estados Unidos

Tags

Entre os dias 4 e 8 de dezembro, Valquíria Lima, da coordenação colegiada, e Lucas D ́Avila, assessor nacional da Cáritas Brasileira, participaram de workshop de liderança em emergências promovido pela Catholic Relief Service (CRS), por meio do programa Empower. O objetivo foi avançar discussões e práticas sobre emergência na América Latina, nas áreas de capacitação e incidência.

Em Baltimore, estado de Maryland, a coordenadora e o assessor nacional da Cáritas participaram de um simulado de emergência para tomadores de decisão e de apresentação sobre o programa Empower por Anna Hrybyk. Também integraram a apresentação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) sobre programas e projetos e apresentação sobre atuação da Cáritas na América Latina pelo coordenador Nicolás Meyer. Também foi realizada formação em comunicação durante emergências e em incidência política.

Em Washington, os participantes do evento (diretores e coordenadores de programa das Cáritas latino-americanas e caribenhas) foram divididos em grupos; cada grupo participou de 4-6 reuniões. Ao todo foram 36 reuniões de incidência com autoridades da USAID, do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da USAID, senado, congressistas, departamento do estado e serviços de investigação da CRS.

O objetivo da formação foi aprimorar a incidência das entidades: 1) garantindo mais recursos diretos para organizações locais; 2) garantindo recursos para migração e mudanças climáticas; 3) facilitando mecanismos de acesso a fundos americanos por organizações locais; 4) incidindo pela atualização do conceito de organização local da USAID/BHA.

Essa é uma agenda da Catholic Relief Services (CRS), através do programa EMPOWER (Empoderamento de Organizações Parceiras que Trabalham em Respostas de Emergência). A ação é desenvolvida com o suporte do Governo dos Estados Unidos, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

@usaid
@catholicreliefservices