30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da CNBB lançou neste mês de julho uma série de materiais e conteúdos de formação para auxiliar momentos de reflexão e ações para o enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, lembrado mundialmente no dia 30 de julho. Em 2013, a data foi instituída na Assembleia Geral das nações Unidas como uma forma de marcar no calendário um dia dedicado à ampliação da visibilidade sobre o tráfico de pessoas, com o objetivo de acolher e promover direitos para as vítimas desse crime.
O tráfico de pessoas existe
Com essa realidade em contexto, a comissão quer chamar atenção para que esse crime seja visibilizado e enfrentado no Brasil. “O primeiro ponto seria esse, tomarmos consciência desse problema que é invisibilizado na sociedade. (…) muitas pessoas perguntam, ‘mas será que ainda existe o tráfico de pessoas?’ Essa comissão quer afirmar com muita força que o tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado.” afirma Dom Evaristo Spengler, bispo da Diocese de Roraima e Presidente da Comissão Especial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
A rede Cáritas apoia as ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas, e reafirma o compromisso com a defesa da vida e dos direitos das pessoas que são vítimas desse crime.
Disque 100
O governo federal mantém uma linha direta para denúncias de violações aos direitos humanos. Qualquer suspeita de tráfico de pessoas pode ser denunciado pelo número 100. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e as ligações podem ser realizadas de qualquer aparelho telefônico, seja celular ou fixo.
Materiais de apoio à campanha
Cartaz, folheto, material para redes digitais, sugestões para reflexões e vídeos estão disponíveis para fazer downloads e impressão nos links abaixo::
Cartaz para impressão
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1tTzWDOgaoYKGtwDLuVJMRw6_JusQ05Ps
Roteiro/folheto para encontro
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/19FEYeapSjce4qRQDQ-xnoIIUH18rB_PH
Sugestões de materiais para encontro
https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1cywECJGzB7dYXQ2Ub1yeIVHByE2GaB5s
___________________________
Fonte: Cáritas Brasileira