CÁRITAS REGIONAL SANTA CATARINA

A Cáritas Regional de Santa Catarina tem a missão de testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

A Cáritas SC é um organismo da Igreja Católica e evangeliza em três modos interconectados: Defendendo e promovendo a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural junto com as pessoas em situação de exclusão social.

Atualmente a Cáritas Brasileira, Regional de Santa Catarina, conta com 9 entidades-membro espalhadas por todo estado: ADIPROS (Joinville), ASA (Florianópolis), ASDI (Chapecó), Cáritas Diocesana de Blumenau, Caçador, Criciúma, Lages, Rio do Sul e Tubarão.

  • 1960

    Década de 60

    Desde a década de 60 a Cáritas esteve presente no estado, por intermédio da Cáritas do RS. A partir de 1974, com a criação do Regional Sul IV, surgiu uma equipe da Cáritas em nível estadual.

  • 2001

    Primeiros passos
    Em 2001, a partir dos Mini-Projetos Alternativos – MPAs, foi constituída uma comissão que promoveu encontros, seminários, participou de eventos nacionais.

  • 2005

    Fundação

    Com o amadurecimento do processo e discussão no Conselho Regional de Pastoral, os bispos encaminharam à diretoria da Cáritas Brasileira o pedido formal de criação do Regional. O pedido foi aceito e em 26 e 27/02/2005 realizou-se a Assembleia de Instalação do Regional Santa Catarina.