Conselho Consultivo se reúne em Alfredo Wagner (SC) para fortalecer missão da Rede Cáritas SC

Tags

O encontro foi espaço para alinhar missão, fortalecer a formação e planejar os próximos passos da Rede Cáritas em Santa Catarina.

Nos dias 20 e 21 de junho, a cidade de Alfredo Wagner (SC) foi palco da reunião do Conselho Consultivo da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina. O encontro reuniu representantes das entidades-membro e do secretariado, num espaço de escuta, reflexão, alinhamento e construção conjunta da caminhada da rede.

O Conselho Consultivo tem um papel fundamental na vida da Cáritas, atuando de forma participativa e corresponsável nas decisões e nos rumos da organização. Como destaca Neuza Mafra, presidente do Conselho, “o Conselho caminha junto com o secretariado. Nas suas ações, como ele é representativo das entidades-membro, ele traz as entidades para o conjunto da Cáritas Regional, sobretudo do secretariado. É uma função bastante grande, porque ele também tem que proporcionar momentos de estudo, de reflexão e não deixar que todo o trabalho se esvazie e se torne ausente daquilo que é próprio da Cáritas”.

Durante os dois dias de reunião, a pauta foi extensa, abordando desde a espiritualidade e a mística da rede até projetos estruturantes e o próximo Fórum Regional da Cáritas SC.

Fortalecer a espiritualidade e a missão

A espiritualidade, que sustenta e dá sentido à ação da Cáritas, foi um dos temas centrais. Murilo Medeiros, vice-presidente do Conselho, reforçou que viver a mística da Cáritas é essencial para que a rede permaneça fiel à sua missão. “Discutimos sobre a caridade libertadora, a caridade acolhedora, missionária e, sobretudo, a caridade criativa. É fundamental que saibamos qual é o nosso papel enquanto agentes Cáritas: estar na escuta, atentos às necessidades do povo, estar em saída e ser, sobretudo, essa carícia da Igreja que a Cáritas representa”, afirmou.

Caminho formativo para a rede

A formação também esteve no centro das discussões. Segundo Osnilda Lima, da Coordenação Colegiada da Cáritas SC, este é um eixo que atravessa toda a atuação da rede e precisa ser constantemente fortalecido. “Na reunião deste Conselho, a formação recebeu uma atenção muito especial. A partir dos elementos que emergiram do Capacitas Cáritas, definimos dois encaminhamentos: a elaboração de um plano de formação mais imediato, que será apresentado na próxima reunião do Fórum, e, a médio e longo prazo, a construção das diretrizes de formação da rede Cáritas”, explicou.

Sustentabilidade com impacto social

Outro ponto importante foi o debate sobre sustentabilidade, especialmente o fortalecimento dos Bazares Solidários, que são fundamentais para manter as ações da Cáritas em todo o estado. Marcos Tramontin, secretário regional, destacou que este é um processo que exige responsabilidade, organização e transparência. “Estamos num processo de reestruturação da política dos Bazares. Queremos que os recursos mobilizados sejam cada vez mais investidos em impacto social, com transparência e alinhados com a nossa missão institucional”, afirmou.

Mobilização com esperança: 10 Milhões de Estrelas

A Campanha 10 Milhões de Estrelas também esteve em pauta. Para Luiz Azzi, membro titular do Conselho, a campanha é mais do que um gesto simbólico, é um chamado à ação. “Diante de tantas situações de calamidade, fome e migração, a campanha convida as pessoas a fazerem sua luz brilhar, engajando-se e fortalecendo as iniciativas da Cáritas, tanto na linha da sustentabilidade quanto na luta pela vida e pela dignidade humana e da natureza”, ressaltou.

Preparação para o Fórum Regional

Por fim, a reunião do Conselho também foi espaço de organização e mobilização para o Fórum Regional da Rede Cáritas, que acontecerá de 29 a 31 de julho, em Governador Celso Ramos (SC). João Casara, secretário do Conselho, reforçou a importância desse momento para toda a rede. “O Fórum é um espaço de articulação, partilha e construção coletiva da nossa ação Cáritas. Vamos trabalhar a identidade, a espiritualidade e as linhas de ação da rede, elaborando planos e projetos que estejam alinhados às diretrizes da nossa Assembleia Regional”, explicou.

O encontro do Conselho Consultivo foi, mais uma vez, uma expressão concreta da sinodalidade, da corresponsabilidade e do compromisso da Cáritas SC em seguir sendo sinal de esperança, cuidado e transformação nos territórios onde atua.

Por Franklin Machado/Ascom Cáritas SC.

Continue lendo...